Vem aprender connosco

O CMIA vai às escolas

Ajude-nos a melhorar o CMIA! Envie-nos as suas sugestões e comentários clicando aqui.

Oficinas nas escolas

A Árvore

Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de conhecer a constituição da árvore e contactar com diferentes elementos que a constituem.

Oficinas nas escolas

Percurso Exploratório "Vem conhecer as aves"

O participante na atividade poderá adquirir ou aplicar conhecimentos de identificação de aves, ao mesmo tempo que relaxa e desfruta da bela paisagem em contexto de lazer.

Oficinas nas escolas

Microplásticos: O que comem os nossos caranguejos?

Com esta oficina pretende-se estudar a presença de microplásticos no sistema digestivo de animais marinhos, através da análise da glândula digestiva destes organismos. Esta atividade permitirá sensibilizar para a problemática do lixo marinho e em especial para a poluição por microplásticos e para os efeitos nefastos deste tipo de poluição.

Oficinas nas escolas

Microplásticos: O que esconde a nossa areia?”

Esta oficina tem por objetivo dar a conhecer os microplásticos, a sua origem e as consequências da sua presença no meio marinho. Pretende-se com esta atividade sensibilizar para a necessidade de redução da produção e consumo de plásticos.

Oficinas nas escolas

Há mais algas no teu dia-a-dia do que imaginas!

Através desta oficina pretende-se incentivar a leitura e análise dos ingredientes dos produtos que compramos no supermercado para utilizar no nosso dia-a-dia, reconhecer a sua constituição em algas ou nos seus derivados, e classificá-los de acordo com os ficocolóides que apresentam (alginatos, agar e carragenas) e reconhecer algumas espécies de macroalgas típicas das nossas zonas costeiras e investigar aspetos principais da sua biologia.

Oficinas nas escolas

Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes

Os participantes desta oficina contactarão com métodos convencionais de extração e preparação de otólitos com posterior estimativa da idade de peixes, contextualizando a utilização e importância dos otólitos para a gestão sustentada dos recursos haliêuticos.

Oficinas nas escolas

O que dá cor às algas?

Propõe, nesta oficina, a realização de uma cromatografia em papel de diferentes macroalgas e separação e identificação de pigmentos, com análise das características de cada grupo, sensibilizando para a diversidade de recursos marinhos passíveis de exploração sustentada.

Oficinas nas escolas

Maré negra: do derrame à limpeza

Esta oficina propõe a elaboração com os participantes de uma experiência em que se testa a eficiência de diferentes métodos e materiais de limpeza e descontaminação de áreas afetadas por marés negras.

Oficinas nas escolas

Como ocorre a acidificação dos oceanos?

Nesta oficina, utilizando um conjunto de materiais simples, os participantes poderão investigar como ocorre o fenómeno de acidificação dos oceanos e quais os seus efeitos no carbonato de cálcio existente no exosqueleto e conchas de animais marinhos.

Oficinas nas escolas

Animais e plantas do nosso mar

Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de conhecer e contactar com algumas algas e animais presentes no nosso litoral.

Oficinas nas escolas

Vem conhecer a água que te rodeia

Com a presente oficina, para além dos conceitos principais que lhes serão transmitidos, os alunos contactarão com a temática da contaminação da água através da execução de análises físico-químicas e microbiológicas de amostras de águas com diferentes origens para avaliar a qualidade da mesma. Terão igualmente a oportunidade de conhecer e de contactar com equipamento de campo e técnicas laboratoriais utilizadas na monitorização da qualidade da água.

Oficinas nas escolas

Percurso Exploratório “Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo”

Nas proximidades do CMIA de Vila do Conde

O participante na atividade poderá adquirir conhecimentos sobre a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVCROM) que se estende por 8,5Km, da foz do Rio Ave, à foz do Rio Onda, e é atravessada por duas ribeiras. Além do valor natural dado pela presença de inúmeras espécies de aves migradoras e residentes, destaca-se a sua importância como refúgio para anfíbios.

Oficinas nas escolas

Percurso Exploratório "Uma viagem entre marés"

Nas proximidades do CMIA de Vila do Conde

O participante na atividade poderá adquirir ou aplicar conhecimentos sobre a zona do intertidal que é a zona da costa que está sujeita às variações diárias dos níveis de maré e a todos os organismos que lá podemos encontrar.

Oficinas nas escolas

Vem dar vida ao papel (origamis)

Nesta oficina propomos uma viagem ao mundo mágico do papel. Os participantes aprenderão a transformar uma simples folha de papel em diversos seres vivos. Público-alvo: 6 aos 15 anos Número máximo de participantes: 15

Oficinas nas escolas

A aventura do dente-de-leão

Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de reconhecerem a importância do ar para todos os seres vivos através da leitura do conto “A aventura do Dente-de-leão”, bem como desenvolverem a capacidade criatividade ao concluírem a história apresentada, com recurso a diversos materiais. Público-alvo: do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico

Oficinas nas escolas

Habitats aquáticos

Na oficina "Habitats aquáticos", vamos abordar conceitos como ciclo da água, distribuição da água no Planeta, ecossistemas aquáticos, biodiversidade aquática, fontes de contaminação da água e avaliação da qualidade da água. Público-alvo: pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico

Oficinas nas escolas

Percurso Exploratório "Pé fora da duna"

Percurso Exploratório "Pé fora da duna", os participantes percorrem a zona dunar onde caraterizam as dunas, identificam de espécies de flora dunar e qual a importância da flora dunar e suas adaptações.

Oficinas nas escolas

Constrói o teu Algário

Nesta atividade os participante poderão ter a oportunidade de identificar algas e suas características, perceber qual a importância da conservação de espécies, proceder à realização de um algário e conhecer outras técnicas de conservação. Público-alvo: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2018 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview