O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

“Solo: Tesouro aos nossos pés”

A Exposição “Solo: Tesouro aos nossos pés” pretende dar a conhecer a toda a população este recurso tão precioso… o SOLO. A exposição estará patente, nas nossas instalações, até 2 de junho e poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira entre as 10h-12h30 e 14h-18h.

“No Mundo das Invasoras”

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 28 Janeiro a 27 Maio 2016

Segundo o Decreto-lei nº 565/99, de 21 de dezembro: “Espécie invasora é susceptível de, por si própria, ocupar o território de uma forma excessiva, em área ou em número de indivíduos, provocando uma modificação significativa nos ecossistemas.” Venha conhecer o Mundo das Invasoras, exposição patente, nas nossas instalações, até 27 de maio e poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira entre as 10h-12h30 e 14h-18h. Entrada Gratuita

Faz da mudança a tua praia

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 16 Julho 2015 a 15 Janeiro 2016

Esta exposição pretende dar a conhecer aos cidadãos as principais problemáticas ambientais vigentes, ao mesmo tempo que promove comportamentos de mudança para uma vida mais sustentável. Através de um conjunto de painéis, de uma exposição de fotografias, de jogos e atividades educativas, a exposição pretende sensibilizar todos os cidadãos a melhorar os seus hábitos e a sua conduta para que todos juntos possamos criar um ambiente mais saudável e melhor.

"Poluição dos Mares – A herança da Humanidade?"

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 31 Julho a 14 Novembro 2014

Esta exposição, composta por 16 painéis, tem como objetivo dar a conhecer a toda a população a problemática dos impactos imediatos e mais agudos que ocorrem na zona costeira e onde se verificam crescimentos elevados da população e mudanças significativas na interface terra-mar. Os estuários e oceanos são o repositório final para uma vasta gama de substâncias descarregadas deliberada ou acidentalmente através de atividades humanas. Veja os 16 painéis e atividades em http://www.youblisher.com/p/1061921-Exposicao-Poluicao-dos-Mares-A-Heranca-da-Humanidade/.

Desertos: A vida no limite

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 21 Novembro 2013 a 27 Junho 2014

Esta exposição, composta por 23 painéis, tem como objetivo dar a conhecer a toda a população estes habitats tão inóspitos, mas com uma biodiversidade única e muito bem adaptada às características do meio. O visitante poderá explorar os vários tipos de desertos e observar alguns seres vivos que neles habitam. Veja a nossa exposição em http://www.youblisher.com/p/1187970-Exposicao-Desertos-a-Vida-no-Limite/

Viagem ao Mar Profundo

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 19 Abril a 15 Novembro 2013

Esta exposição tem como objetivo dar a conhecer a toda a população estes habitats tão inóspitos, mas com uma biodiversidade única e muito bem adaptada às características do meio.

Radiações, elas andam aí.

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 25 Outubro 2012 a 21 Março 2013

Através de 20 painéis serão abordados, de forma simples e acessível às várias faixas etárias, os conceitos básicos sobre as radiações, a sua aplicação e riscos associados, integrando também um conjunto de curiosidades sobre o tema. Estarão igualmente patentes um conjunto de equipamentos de uso quotidiano e científico representativos das diferentes formas de radiações.

Estuários: Berçários da Biodiversidade (Norte de Portugal e Galiza)

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 26 Junho a 24 Outubro 2012

A presente exposição aborda, em 21 painéis, diversas temáticas associadas às zonas estuarinas, realçando as suas características naturais e os seus usos, mas também os principais fatores de pressão.

Mentes Geniais - Descobertas Extraordinárias

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 8 Fevereiro a 26 Junho 2012

Esta exposição, composta por 20 painéis, tem como objetivo dar aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor a vida e as descobertas de 18 personalidades que marcaram o século XIX–primeira metade do século XX.

Tecnologias Verdes: de que cor é o teu futuro

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 13 Outubro 2011 a 12 Janeiro 2012

Através dos 19 painéis que compõem esta exposição são abordadas várias áreas de aplicação das tecnologias verdes, nomeadamente, as energias alternativas, os edifícios verdes, a arquitetura bioclimática, o ecodesign e vestuário, a química verde, tecnologias de informação e comunicação e a nanotecnologia.

Erosão Costeira - A conquista do mar sobre a terra?

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 20 Maio a 12 Outubro 2011

A exposição "Erosão Costeira - A conquista do mar sobre a terra?", composta por 19 painéis, alerta para a problemática da erosão costeira, analisando as causas e os seus efeitos. São também abordadas estratégias para uma melhor gestão da Zona Costeira.

Silêncio... vamos falar de ruído!

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 11 Fevereiro a 16 Maio 2011

A exposição aborda as consequências do ruído sobre o aparelho auditivo e sobre o organismo em geral, sendo descritos alguns efeitos psicológicos e fisiológicos, e ainda as consequências do ruído sobre os animais. São também apresentadas medidas de minimização e prevenção para a exposição ao ruído de carácter geral e carácter individual.

Vila do Conde Natural(mente) - conhecer para preservar

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 30 Setembro 2010 a 14 Janeiro 2011

A exposição aborda as principais caraterísticas dos diversos espaços naturais e espécies que caraterizam o concelho de Vila do Conde. São também apresentados alguns aspetos a considerar na gestão dos ecossistemas, para garantir a conservação das espécies, indicando-se as principais medidas de gestão de caráter geral consideradas indispensáveis para a conservação da biodiversidade destes territórios.

Inspirar, expirar - vamos conhecer o ar!

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 17 Junho a 10 Outubro 2010

Nesta exposição, composta por 19 painéis, serão abordados temas como: Composição Atmosférica, Fontes de Poluição, Poluentes Atmosféricos e seus Efeitos no Ambiente e na Saúde Humana, Transporte do Som, Aerobiologia, Pólenes, Ar como Elemento Essencial à Vida e Veículo de Colonização, Qualidade do Ar Interior e Exterior, Líquenes como Bioindicadores da Qualidade do Ar e Quadro Legislativo, assim como medidas para melhorar a qualidade do Ar.

O clima está a mudar, e tu?

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 11 Fevereiro a 14 Maio 2010

A exposição "O clima está a mudar, e tu?", composta por 21 painéis, alerta para a problemática do efeito de estufa, das alterações climáticas e do impacto que estas estão a ter e terão nos diferentes ecossistemas, propondo também algumas medidas para as combatermos.

Há pesca em Vila do Conde

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 27 Agosto a 23 Novembro 2009

A exposição "Há pesca em Vila do Conde" aborda aspetos relacionados com a pesca marítima e a pesca fluvial em Vila do Conde, a origem da pesca e a seca do bacalhau, os estaleiros navais, as embarcações e as artes de pesca utilizadas pela comunidade piscatória Vila-condense, os seus trajes e as festividades religiosas, assim como informação acerca da Alfândega Régia, da Casa do Risco e das naus e caravelas construídas em Vila do Conde.

Cursos de água de Vila do Conde

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 6 Maio a 23 Agosto 2009

Esta exposição carateriza os diferentes cursos de água de Vila do Conde, património, fauna e flora a estes associados. Disponibiliza, também, informação relativa à reabilitação de rios e ribeiras (técnicas para a gestão sustentável de linhas de água) e ao projeto do sistema municipal de saneamento de águas residuais do município.

À procura da nova energia

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 25 Setembro a 30 Dezembro 2008

Esta exposição procura demonstrar a importância da possível alteração de comportamentos face ao uso de recursos energéticos, mostrando as várias alternativas existentes de momento e perspetivas futuras.

Litoral de Vila do Conde - do passado ao futuro da paisagem protegida

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 20 Maio a 24 Setembro 2008

Esta exposição tem como objetivo assinalar a importância da existência de uma área de paisagem protegida, apresentando retrospetivamente o importante trabalho realizado pelo Professor Santos Júnior, que culminou com a criação da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), em 1957.

Monitorização Aquática

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 18 Outubro a 31 Dezembro 2007

Esta exposição visa mostrar a realidade atual da monitorização em Portugal e a monitorização aplicada pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde em águas balneares costeiras e águas doces superficiais.

Os Rios de Portugal

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 5 Junho a 17 Setembro 2007

Esta exposição visa divulgar os Rios de Portugal através de uma mostra de fotografia do Biólogo Jorge Nunes que realizou uma viagem aos rios portugueses e seus habitantes.

Energias Renováveis - Que Futuro?

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 30 Maio a 10 Julho 2007

O desafio de promover um desenvolvimento sustentável constitui uma ambição e implica conjugar desenvolvimento económico com a promoção de estabilidade social, sem comprometer o ambiente atual. A solução passa por inovar a diferentes níveis, assumindo tecnologias e práticas mais eco eficientes.

Espécies Invasoras - A ameaça que não vem do espaço

Exposição Itinerante

Exposição realizada de 22 Março a 2 Junho 2007

Descubra quais as espécies invasoras mais comuns em Portugal e no rio Ave em particular. Conheça a legislação que nos protege destas espécies.


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2017 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview