Vem aprender connosco

O CMIA vai s escolas

Ajude-nos a melhorar o CMIA! Envie-nos as suas sugestes e comentrios clicando aqui.

“Líquenes – Bioindicadores de contaminação atmosférica”

“Líquenes – Bioindicadores de contaminação atmosférica”

Localizao: CMIA de Vila do Conde
Data: 3 Julho 2010

Os Líquenes são bons indicadores da poluição porque funcionam como um filtro biológico  que retém todos os elementos do meio que o rodeia, designadamente compostos de enxofre, sais de cálcio, nitratos e muitos metais pesados da atmosfera, da água, da chuva ou do substrato, acumulando esses elementos no talo, em quantidades que seriam fatais para outros seres vivos. Os poluentes produzem alterações na estrutura das comunidades  e a nível morfológico e fisiológico dos indivíduos, que são facilmente detectáveis e variam consoante o grau de tolerância da espécie, razão pela qual é importante conhecer a diversidade de espécies existentes e suas características.

Este Workshop é composto por uma componente teórica e por uma saída de campo na área da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica do Mindelo para identificação e recolha de exemplares com posterior observação à lupa.

 

Downloads

Voltar para Workshops


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marqus S da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programao: Bizview