Notcias & Comunicaes

Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Localizao: Porto
Data: 6 a 7 Julho 2018

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde é um equipamento municipal com coordenação científica do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). Este edifício está estrategicamente localizado entre o rio e o mar e a pouca distância da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVCROM) - a primeira reserva criada para fins ornitológicos na Europa.

Dos principais objetivos do CMIA de Vila do Conde consta a monitorização de descritores ambientais e, consequentemente, a divulgação dos valores, recursos e problemáticas ambientais.

Ao longo dos seus onze anos, o CMIA vem desenvolvendo inúmeros projetos que têm por base a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVCROM) das quais se destacam os percursos exploratórios e a exposição “Litoral de Vila do Conde – do passado ao futuro da paisagem protegida”, atividades que alcançam o maior sucesso entre os seus visitantes. Estas atividades permitem dar a conhecer inúmeras espécies e habitats, assim como promover alterações de comportamento junto de diferentes faixas etárias que vão desde o pré-escolar até à idade adulta.

No sentido da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, o CMIA desenvolveu diferentes atividades sobre a PPRLVCROM que passam pela observação de aves e as singularidades da PPRLVCROM, exposições, monitorização de cursos de água inseridos na paisagem protegida e ainda trabalhos de investigação.

Estes projetos são o resultado de estágios de licenciatura facultados pelo CMIA de Vila do Conde a diferentes instituições sobre diferentes temas que vão desde as espécies invasoras, monitorização dos charcos ou monitorização de cursos de água inseridos na PPRLVCROM.

Com estas atividades, o CMIA tem servido não só o sistema formal de ensino mas também uma diversidade intergeracional de cidadãos, interessados nos diferentes temas e que nos têm acompanhado de forma recorrente. Quando são efetuadas saídas de campo, e de modo a multiplicar o alcance das nossas ações, têm sido distribuídas folhas de registo onde cada participante assinala as diferentes espécies que visualiza ao longo do trajeto, sendo descritas algumas curiosidades sobre as mesmas e consciencializando as pessoas sobre as ameaças a que essas espécies estão sujeitas a nível ambiental. Posteriormente, a equipa do CMIA submete os dados recolhidos na plataforma de ciência cidadã (BioDiversity4all – Biodiversidade para todos), tendo em conta os diversos grupos taxonómicos e espécies observadas.

Algumas destas atividades têm como objetivo dar a conhecer as espécies e a biodiversidade existente nas respetivas áreas, fazer o levantamento das espécies encontradas e desmistificar alguns conceitos, permitindo que os cidadãos aumentem a sua consciência ambiental e literacia científica, ao abordar temas como: a importância da presença de diferentes habitats e sua correlação em áreas mosaico para a biodiversidade, identificação e classificação de diferentes espécies e a sua importância para o equilíbrio biofísico, o papel da ciência cidadã e de cada um de nós para a proteção deste património ambiental.

 

Palavras-chave: PPRLVCROM; Educação Ambiental; Biodiversidade; Ciência Cidadã; Literacia Científica. 

 

Downloads

Voltar para Comunicações Científicas


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marqus S da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programao: Bizview