Notícias & Comunicações

Save the Frogs Day 2016

Save the Frogs Day 2016

Localização: Centro Juvenil da Campanhã e na Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPLVC-ROM)
Data: 30 Abril 2016

No passado dia 30 de Abril celebrou-se o Save the Frogs Day, um dia especial para a conservação dos anfíbios a nível mundial! 

Para celebrar este dia o CMIA de Vila do Conde, em colaboração com o Projeto Charcos com Vida e com o Centro Juvenil de Campanhã (Pólo de Vila do Conde) realizou um evento que iniciou no Centro Juvenil de Campanhã e terminou na Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPLVC-ROM).
 
Dada a ligação do Centro Juvenil de Campanhã e os seus jovens à  conservação de anfíbios, devido à construção de um complexo de charcos no terreno do Centro, considerou-se este evento como uma excelente oportunidade para retribuir o contributo desta instituição na conservação da biodiversidade!
 
Os novos jovens aderiram, participando e ajudando a formadora nas suas mais diversas valências... Tivemos fotógrafos da natureza e biólogos amadores, à descoberta da biodiversidade dos charcos no interior do Centro Juvenil da Campanhã e no exterior na RPaisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPLVC-ROM).
 
Das espécies observadas, destacam-se os girinos de sapo-comum (Bufo bufo) e sapo-corredor (Epidalea calamita), as larvas de tritão-marmoreado (Triturus marmoratus) e de salamandra-de-patas-amarelas (Salamandra salamandra), e os adultos de rã-de-focinho-pontigudo (Discoglossus galganoi).
Mas como nem só de anfíbios se faz um charco, foi possível observar outras espécies presentes neste ecossistema aquático, das quais destacamos os bichos-pau (Ranatra linearis), alfaiates (Gerris sp.), barqueiros (Notonecta glauca), grilos-de-água (Velia caprai), larvas de libélulas (Sub-ordem Anisoptera), insectos tricópteros (Ordem Trichoptera), camarões-semente (Classe Ostracoda), entre outros...
 
No final da actividade os concorrentes encontravam-se extremamente motivados, prontos para mais uma actividade, que esperamos realizar em breve...
 
O CMIA de Vila do Conde gostaria de deixar um muito obrigada a todos os parceiros que tornaram possível a realização desta atividade!

« Voltar para Notícias


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview