O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Vila do Conde Natural(mente) - conhecer para preservar

Vila do Conde Natural(mente) - conhecer para preservar

Exposição Itinerante

Situado na faixa costeira do NW de Portugal Continental, o Município de Vila do Conde abrange, numa área com cerca de 149Km2, um conjunto de valores naturais, paisagens, mais ou menos humanizadas, com múltiplos tipos de habitats naturais e semi-naturais (terrestres e aquáticos), que integram diferentes habitats, desde cordões dunares, zona entre marés (intertidal), zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas que se destacam pela sua biodiversidade.

Da área que abrange o concelho, 16Km são banhados pelo mar. As zonas costeiras são territórios muito especiais, sujeitas à variação do nível do mar, correntes, variações de temperatura, clima e condições atmosféricas adversas, como os ventos fortes de origem marítima. Para além da biodiversidade da zona intertidal e do sublitoral, nesta extensão vive uma diversidade de organismos que se adaptaram de forma extraordinária ao meio salino envolvente em que habitam e às constantes alterações a que estão sujeitos.

Vila do Conde integra uma área significativa da bacia hidrográfica do Ave onde, para além do Rio Ave, e o estuário, se destacam cursos de água como o rio Onda, o rio Este, a ribeira de Silvares e a ribeira da Lage. Numa estreita faixa situada ao longo destas linhas de água é possível encontrar vestígios de antigas florestas de caducifólias (carvalhos, amieiros, salgueiros, etc.).

No troço terminal do rio Ave desenvolve-se um ecossistema estuarino, onde se pode observar uma comunidade vegetal constituída por plantas adaptadas à salinidade do meio, e por várias espécies de avifauna, migradoras e residentes,que ali se podem alimentar, repousar e, em alguns casos, reproduzir.

Apesar das ameaças às quais todo este território está sujeito, entre as quais os incêndios florestais, mudanças nas práticas agrícolas, a poluição e a destruição de habitats que têm vindo a modificar radicalmente este panorama, estas zonas ainda albergam uma enorme biodiversidade de fauna e flora.

A exposição aborda as principais caraterísticas dos diversos espaços naturais e espécies que caraterizam o concelho de Vila do Conde. São também apresentados alguns aspetos a considerar na gestão dos ecossistemas, para garantir a conservação das espécies, indicando-se as principais medidas de gestão de caráter geral consideradas indispensáveis para a conservação da biodiversidade destes territórios.

Downloads


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview