O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Mangais de Macau: um Tesouro Costeiro

Mangais de Macau: um Tesouro Costeiro

Localização: CMIA de Vila do Conde
Data: 22 Março a 2 Setembro 2022
Horário: Dias úteis das 9h-13h e das 14h-16h30
Preço: Gratuita

Inserido no programa de atividades de educação ambiental da Bandeira Azul de 2022, foi inaugurada a exposição “Mangais de Macau: um Tesouro Costeiro”, uma exposição internacional e inédita, da autoria do Instituto da Ciência e Ambiente da Universidade de São José (USJ), Macau e com a coordenação da Prof. Karen Araño Tagulao e da design da Prof. Filipa Martins, que ruma pela primeira vez de Macau para Portugal, estreando-se no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde.

Esta exposição evidência o papel dos mangais como Soluções-Baseadas na Natureza, os serviços de ecossistema que providenciam, e em particular a sua contribuição para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, para a depuração da poluição aquática e para a resiliência das cidades costeiras.

A exposição é composta por painéis científicos, fotografias e filmes, que colocam em relevo a ação das zonas húmidas – e dos mangais, em particular – na salvaguarda da linha costeira face a fenómenos como a poluição ou a subida do nível médio das águas do mar.

A exposição estará patente no CMIA de Vila do Conde de 22 de março a 2 de setembro de 2022, tornando-se depois numa exposição itinerante pelas Escolas de Vila do Conde.

A exposição visa aumentar a conscientização da comunidade para a importância destes ecossistemas e a necessidade de os preservar. Pretende também aproximar a ciência das escolas promovendo a literacia ambiental.

Visita virtual da exposição em Macau: https://www.macau720.com/exhibition/act/ 

Visita virtual da exposição no CMIA: https://www.facebook.com/1590949504567074/videos/4909020109152062.

Downloads


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview