O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Lixo Marinho

Lixo Marinho

Exposição Itinerante

Define-se como lixo marinho, qualquer material sólido persistente, processado ou manufaturado e que é descartado, abandonado e de alguma forma transportado até ao meio costeiro ou marinho.

 

80% do lixo marinho tem origem terrestre e diversas fontes:

 

Os restantes 20% do lixo marinho têm origem marítima resultantes de atividades como:

 

Resultante de sistemas de correntes oceânicas, vento e rotação terrestre, o lixo acaba por se acumular lentamente no centro, onde as velocidades das correntes são menores. Neste local, existe uma enorme camada flutuante de plástico, com proporções continentais que ameaça a vida de diversas espécies marinhas e coloca em risco a saúde do planeta.

 

Impactos do plástico:

¨ Perdas económicas

¨ Destruição de habitats

¨ Enredamento da vida marinha e pesca fantasma

¨ Ingestão por animais selvagens

¨ Danificação de embarcações e perigos de navegação

¨ Transporte de espécies exóticas

¨ Entre outros…

 

A maioria dos plásticos que utilizamos não mineralizam no oceano; pelo contrário, vão se quebrando em pedaços cada vez menores - os "microplásticos", que possuem menos de 5 milímetros de comprimento.

Esta exposição fotográfica tem como objetivo sensibilizar a população para a problemática do lixo marinho e o seu impacto no ecossistema.

 

Downloads


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview