O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Viagem ao Mar Profundo

Viagem ao Mar Profundo

Exposição Itinerante

O Mar profundo tem início abaixo da termoclina (entre os 250 e 1000 metros) e estende-se até ao leito oceânico. É ainda relativamente desconhecido em comparação com outros habitats. As condições são inóspitas, obrigando os organismos que aí habitam a numerosas adaptações.

No século XIX acreditava-se que não havia qualquer hipótese de vida nas profundezas dos oceanos, que compõem 70 por cento do nosso planeta.

Porém, ainda entre 1872 e 1876, a expedição à volta do mundo no navio inglês H.M.S. Challenger provou o contrário. Mais tarde, a II Guerra Mundial contribuiu para o desenvolvimento da tecnologia e da acústica, o que tornou possível a exploração de zonas inacessíveis do mar profundo. Hoje sabemos que encerra uma enorme riqueza.

Esta exposição tem como objetivo dar a conhecer a toda a população estes habitats tão inóspitos, mas com uma biodiversidade única e muito bem adaptada às características do meio. O visitante poderá explorar os vários Oásis de biodiversidade do mar profundo, desde os canhões e montes submarinos às fontes hidrotermais e observar alguns seres vivos que neles habitam. Estará igualmente patente alguma da tecnologia utilizada na exploração dos oceanos assim como exemplares preservados de organismos representativos destes ecossistemas. 

Downloads


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview