O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Mentes Geniais - Descobertas Extraordinárias

Mentes Geniais - Descobertas Extraordinárias

Exposição Itinerante

Presentemente assistimos a uma extraordinária revolução técnico-científica que começou aproximadamente há cerca de meio século. Esta revolução causou alterações profundas em numerosos domínios da ciência e também no nosso quotidiano.

Apesar de no século XVIII já existirem algumas publicações científicas, é a partir do século XIX, quando todos os ramos da ciência sofrem um grande desenvolvimento, que a prática da ciência se torna profissional e institucionalizada. Surgem as sociedades científicas especializadas e a ciência começou a tornar-se mais acessível à população, quer através de conferências, quer através de livros científicos populares.

No século XX a ciência avançou ainda mais rapidamente que no anterior, tendo como consequência uma alteração nos hábitos das populações humanas e a melhoria da qualidade de vida.

A história da ciência e da tecnologia complementam-se. Inovações tecnológicas trazem novos avanços científicos que conduzem a novas descobertas Embora atualmente os avanços científicos e tecnológicos raramente sejam resultado do trabalho individual, o brilhantismo e a perseverança de alguns cientistas e empreendedores, foi fundamental para a revolução tecnológica a que hoje assistimos.

Esta exposição, composta por 20 painéis, tem como objetivo dar aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor a vida e as descobertas de 18 personalidades que marcaram o século XIX–primeira metade do século XX. Para além de focar a relevância da sua vida para a época em que viveram (muitas delas galardoadas com Prémios Nobel), apresenta os conceitos que estiveram por trás das suas descobertas e também pequenas curiosidades.

Os génios brilhantes e a atividade científica e filosófica não são somente fruto de mentes privilegiadas. Muitas vezes é o resultado de um "momento de inspiração", mas frequentemente de muito trabalho e perseverança, uma vez que muitas das suas teorias aqui apresentadas não foram aceites na época em que foram divulgadas pela primeira vez.

Downloads


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview