Vem aprender connosco

O CMIA vai s escolas

Ajude-nos a melhorar o CMIA! Envie-nos as suas sugestes e comentrios clicando aqui.

“Como se avalia a qualidade da água?”

“Como se avalia a qualidade da água?”

Localizao: CMIA de Vila do Conde
Data: 9 Agosto 2012

Os recursos hídricos são afectados directa e indirectamente através de poluição ou má gestão, promovendo perturbações significativas ao nível da paisagem, fauna e flora, assumindo, por isso, particular relevância a necessidade da sua preservação.

A monitorização das águas é essencial no acompanhamento da sua qualidade e um meio para prevenir e alertar para o risco de irreversibilidade da salubridade das mesmas.

Temas a abordar
- Noções do ciclo da água, ciclo do azoto e ciclo do fósforo;
- Legislação relativa aos diferentes tipos de águas;
- Conceitos de contaminação ambiental e indicador bacteriológico de contaminação;
- Principais métodos analíticos utilizados para a análise microbiológica das bactérias indicadoras da qualidade da água.

Este workshop incluirá uma componente teórica, onde será feita uma breve abordagem aos ciclos da água, do azoto e do fósforo, à legislação relativa aos diferentes tipos de água, aos principais métodos analíticos utilizados para a análise microbiológica das bactérias indicadoras da qualidade da água e uma componente prática onde os participantes terão a oportunidade de contactar com equipamento de campo e algumas das técnicas laboratoriais utilizadas na monitorização da qualidade da água.

Downloads

Voltar para Workshops


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marqus S da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programao: Bizview