Vem aprender connosco

O CMIA vai ¨¤s escolas

Ajude-nos a melhorar o CMIA! Envie-nos as suas sugestões e comentários clicando aqui.

A aventura do dente-de-leão

A aventura do dente-de-leão

Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de reconhecerem a importância do ar para todos os seres vivos através da leitura do conto “A aventura do Dente-de-leão”, bem como desenvolverem a capacidade criatividade ao concluírem a história apresentada, com recurso a diversos materiais.

A atmosfera é a camada que possibilita a existência de seres vivos na terra. Todas as caraterísticas da existência do ambiente terrestre dependem essencialmente do ar.

Sem a atmosfera, não haveria vento, nuvens, chuva ou céu azul. Não existiria o fogo, pois toda combustão resulta da união do oxigénio com as substâncias que queimam. Não existiria o som, pois o que chamamos de som é a vibração das moléculas de ar contra o tímpano. Sem ar, enfim, as plantas não poderiam nascer e crescer!

Além de todas as suas propriedades, a atmosfera serve como um escudo que protege a Terra da violência dos raios solares, absorvendo as radiações de ondas curtas mais prejudiciais. À noite, funciona como um teto de vidro de uma estufa gigantesca, pois conserva o calor do dia e impede que ele se perca no espaço.

Todos nós deveríamos ter a noção de toda a constituição da atmosfera e o que ela nos oferece! A verdade é que sem ar, não poderíamos habitar o nosso planeta, e a triste realidade é que ele está a ficar cada vez mais poluído!

Mas porque é que se todos sabemos disso continuamos a poluir a atmosfera?

A missão é comum a todos nós! Todos nós temos o dever de preservar algo que não nos pertence, apenas estamos aqui de passagem!

 

Público-alvo: do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico

Downloads

« Voltar para Oficinas nas escolas


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview