Vem aprender connosco

O CMIA vai ¨¤s escolas

Ajude-nos a melhorar o CMIA! Envie-nos as suas sugestões e comentários clicando aqui.

Acção de formação para professores "Charcos com vida"

Acção de formação para professores "Charcos com vida"

Localização: CMIA Vila do Conde
Data: 22 a 29 Novembro 2014
Horário: 10 às 18h30
Preço: 75€ | Público em geral | 65€ | sócios da Ordem dos Biólogos

Os charcos, dada a sua reduzida dimensão e facilidade de construção e visitação em contexto urbano, são importantes recursos educativos, pois permitem a realização de numerosas actividades de carácter lúdico-científico. O valor dos charcos é frequentemente desconhecido pela população em geral, mas na verdade apresentam uma importância ecológica e ambiental notável, uma vez que muitas plantas aquáticas e animais (como anfíbios, macro e micro-invertebrados) estão totalmente dependentes destes habitats para sobreviver ou reproduzir-se. Alguns estudos mostram que o conjunto de charcos do planeta pode inclusivamente albergar mais biodiversidade do que os rios e lagos, bem como um maior número de espécies raras e ameaçadas.

O projecto “Charcos com Vida” surge com o objectivo de contribuir para o conhecimento da biodiversidade e importância dos charcos, bem como sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a exploração pedagógica e preservação destes habitats, enquanto importantes reservatórios de biodiversidade e laboratórios vivos. Esta campanha é direccionada para todas as escolas nacionais do ensino básico e secundário, que, consoante a existência de charcos nas redondezas ou a disponibilidade de terrenos próprios com condições apropriadas, poderão adoptar um charco natural já existente ou construir um charco nas suas instalações, segundo as instruções fornecidas.

Nesta acção de formação serão transmitidas as informações e metodologias necessárias para os professores poderem desenvolver de forma autónoma um conjunto de actividades científicas, pedagógicas e lúdicas, de carácter marcadamente prático e adaptadas aos programas curriculares dos diferentes níveis lectivos, para exploração da biodiversidade e importância destas massas de água. Serão efectuadas demonstrações práticas do desenvolvimento de actividades ao ar livre e em sala de aula, bem como das metodologias a aplicar para a construção de um charco.

 

FORMADOR: JOSÉ TEIXEIRA, Investigador do CIIMAR

DATA 22, 23 e 29 de Novembro de 2014

Acreditação: Acção de Formação acreditada pelo Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua
Créditos: 1 crédito para os grupos 230, 420, 520 e 560

Para mais informações:

 https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHlwQUtRa3N1Z0ozRl9pdVJIemVUeHc6MA

Ordem dos Biólogos

 

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=RAxaC2Q-laE&noredirect=1#t=132

 

https://www.youtube.com/watch?v=QExRObnkAGI#t=13

Downloads

« Voltar para Workshops


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview