Vem aprender connosco

O CMIA vai ¨¤s escolas

Ajude-nos a melhorar o CMIA! Envie-nos as suas sugestões e comentários clicando aqui.

Palestra de Inauguração

Palestra de Inauguração

Localização: CMIA Vila do Conde
Data: 21 Novembro 2013
Horário: 21h
Preço: Gratuito
O Doutor José Carlos Brito, Investigador Associado no InBIO/CIBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, licenciado e doutorado em Biologia pela Universidade de Lisboa, é o orador convidado, que irá proferir a palestra de inauguração "Biodiversidade, Evolução e Conservação no Saara-Sahel: 10 anos de investigação".
 
Desde que recebeu a primeira bolsa da National Geographic Society em 2004, participou em mais de 20 expedições ao Norte de África dedicadas ao estudo dos padrões e processos na biodiversidade dos desertos e regiões áridas, tendo como objectivo a identificação de prioridades para a conservação da biodiversidade.
 
Os desertos e as regiões áridas são geralmente percebidos como áreas nuas e homogéneas de baixa diversidade. O Saara é o maior deserto quente do mundo e conjuntamente com o árido Sahel, apresenta grande heterogeneidade topográfica e limática, tendo sofrido fortes oscilações climáticas recentes que afetaram a distribuição da biodiversidade.
 
A biodiversidade na região está ameaçada pelas crescentes atividades humanas, incluindo sobre-caça e prospeção de recursos
naturais, e no futuro pelo aquecimento global. Assim, diversas áreas de investigação são prioritárias para apoiar o planeamento de medidas para a conservação.

Downloads

« Voltar para Palestras


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview